Em virtude do grande número de originais recebidos semanalmente, deixaremos de recebê-los por tempo indeterminado. Assim que o período de análise recomeçar, avisaremos em nosso portal e nas redes sociais. Para mais informações, envie uma mensagem para editorial@gruposummus.com.br

 

As Edições GLS alinham-se com o movimento pela afirmação dos direitos da população LGBTQ+. Seus fins, contudo, são comerciais. Isso significa que todo e qualquer original recebido é avaliado, antes de tudo, em termos de sua possível aceitação por um público comprador.

Ficção
A editora interessa-se em avaliar originais literários inéditos, em bom português, contendo entre 100 e 200 laudas. Os personagens devem ter um perfil bem definido, sem serem estereotipados. Não aceitaremos conteúdos preconceituosos.
No caso de haver cenas de sexo, as histórias ganham pontos a favor se ele for praticado de maneira segura.

Não-ficção
A editora interessa-se em avaliar originais inéditos, contendo entre 100 e 200 laudas, com:

  • linguagem acessível a pessoas de nível secundário;
  • temas favoráveis às minorias sexuais;
  • ênfase mais pronunciada nas soluções do que nos problemas;
  • dados concretos, pesquisados e ainda não largamente divulgados.

Nenhum original será aceito se considerar que a homossexualidade, a bissexualidade, a transexualidade e o travestismo sejam doenças, desvios psicológicos, pecados ou necessariamente negativos de qualquer maneira. Preconceitos contra mulheres, negros, índios, pessoas pobres ou qualquer classe de desfavorecidos tampouco permitirão publicação.

Poesia
Esse gênero – apesar de muito praticado – lamentavelmente é pouco consumido por compradores de livros. Por essa razão, a editora não publica poesia.

 

Apresentação de seu original
1. Tendo certeza de que seu trabalho se encaixa em nossa linha editorial, envie o texto completo e impresso para:

EDIÇÕES GLS
Departamento Editorial
Rua Itapicuru, 613 – 7º andar – Perdizes
05006-000 São Paulo – SP

Atenção!
É importante que você mande o texto impresso. Não o envie em CD, pen-drive ou por e-mail, pois ele não será lido. Certifique-se de que a impressão seja de boa qualidade e de que o tamanho e formato das letras, bem como os espaçamentos, sejam “confortáveis” para a leitura. Numere as páginas e evite rasuras.
Não esqueça de mencionar seus dados – nome completo, endereço, telefone, fax, e-mail – para que possamos entrar em contato. Envie também um breve currículo seu.

2. Se você tiver dúvidas, envie um e-mail para editor@edgls.com.br, enviando-nos informações preliminares sobre o trabalho. Tão logo seja possível, você receberá uma resposta.

3. Na maioria dos casos, o original requer uma análise cuidadosa não só da equipe editorial, mas também de consultores externos. Como esse é um processo demorado, que depende de diversos fatores (como o tipo de material, a disponibilidade dos consultores e o volume de títulos recebidos pela editora), não é possível estabelecer um prazo para a resposta. Pedimos sua compreensão e a gentileza de não cobrar respostas por telefone, pois não temos pessoal suficiente para prestar esse tipo de atendimento.

4. Se seu original for aprovado, você receberá essa informação por e-mail ou telefone. Nesse caso, solicitaremos que entre em contato conosco para marcar uma reunião com nosso editor.

Nessa reunião, o editor analisará seu original junto com você. Se forem necessárias algumas modificações para tornar o livro editável e vendável, você receberá seu original de volta e combinará com o editor como e quando a versão definitiva deverá ser entregue. Assuntos contratuais e previsões de datas também serão tratados. Pode acontecer de seu original ser aprovado e não ter espaço em nosso cronograma do ano vigente. Como isso talvez não seja de seu interesse, você será avisado antes de se comprometer com as Edições GLS.

5. Se seu original for recusado, você receberá essa informação por e-mail ou telefone. As Edições GLS não se obrigam a explicar o porquê de suas decisões, que também se baseiam no funcionamento do mercado, e não somente na qualidade do material submetido.

Atenção: os originais recusados serão destruídos. Caso você queira o seu de volta, avise-nos ao enviá-lo e ele ficará disponível em nossa recepção por 60 dias depois que você for informado da recusa. Se não for retirado até o final desse prazo, será destruído.

Se tiver qualquer dúvida sobre envio de originais para as Edições GLS, entre em contato pelo e-mail editor@edgls.com.br